BEM VINDO
[Ver Galeria de imagens]
EXPOSIÇÃO:
"Azul e Branco "
EXPOSIÇÃO DE
PINTURAS
O artista plástico Romero de Andrade Lima apresenta a exposição “Azul e Branco” onde faz referencia à arte dos azulejos. São 28 pinturas em acrílica sobre tela, todas utilizando apenas as cores azul e branco, para lembrar a arte de pintar em variados tons de azul sobre ladrilhos de porcelana branca.
A arte dos azulejos caiu tanto no gosto dos portugueses que em um fado descreve os itens de uma “casa portuguesa com certeza” esta “um painel de azulejo”. O mesmo vale para o Brasil. Até pouco tempo toda casa, rica ou pobre tinha a frente o seu pequeno painel de azulejos com a figura do santo protetor daquele lar. As oficinas de pintura de azulejos nos bairros ainda oferecem o serviço de fabricação destes painéis.
Os árabes inventaram este oexposicao11bjeto de arte e o levaram para Portugal quando invadiram a Península Ibérica. A azulejaria Mora se restringia às decorativas abstrações florais, exigência religiosa. Com a arte portuguesa vieram além dos florais, as cenas bíblicas, as historias dos santos, as cenas da corte com louvor a reis e rainhas e as narrativas da mitologia grega. Esse gosto se firmou e se tornou uma expressão cultural que o Brasil herdou, imprimindo aqui sua feição própria. O azulejo estava presente nas igrejas, nos palácios, nas residências nobres e simples. Na modernidade do século XX vários artistas renovaram esta tradicional arte. Matisse e Picasso na Franca, Brennand e Portinari no Brasil.
Os 28 quadros da mostra homenageiam essas variadas vertentes do velho azulejo que é um dos ícones do gosto Pernambucano.
Local : Paço Alfândega 2010
|