APRESENTAÇÃO
A pintura do artista plástico pernambucano Romero de Andrade Lima tem raízes no movimento armorial, que foi concebido por seu tio, Ariano Suassuna, em busca da construção de uma expressão artística erudita a partir de elementos da cultura popular brasileira.
Vinte anos após sua primeira exposição individual, ocorrida em 1986, temos um amplo registro de sua produção artística, que nos permite acompanhar sua evolução, tanto no que tange à temática quanto no concerne à técnica. Sua arte consiste de uma busca incessante da expressão da natureza humana em suas vertentes menos óbvias.
Histórias bíblicas, mitologia grega, mapas, lendas, personagens históricos e literários, santos e demônios, vida cotidiana em engenhos, casarões e bairros antigos de Recife e Olinda, paisagens, Suzanas, Ledas e Fridas fazem parte de um universo artístico em que a humanidade, no sentido mais profundo e menos transparente do termo, é o núcleo central.
As obras do artista plástico Romero de Andrade Lima nos convidam a auto-reflexões, muitas vezes sugeridas por caminhos tortuosos, indiretos.
Como seriam nossas vidas na Olinda de dois séculos atrás, em meio aos discípulos de Jesus Cristo, em entranhas mitológicas, na bipolaridade germano-mexicana de Frida Kahlo, em meio à destruição de Sodoma e Gomorra, nas calmas tardes de um engenho pernambucano, no mundo imaginário das poesias de Ariano Suassuna e de Deborah Brennand? Como afirmou o escritor Richard Powers em entrevista recente, o propósito da arte é nos lembrar que existem infinitas opções que nunca consideramos. Ao considerá-las, encontramo-nos. O que poderia ser mais frutífero? Como lembra Goethe, somente o que é frutífero é verdadeiro.
Através da arte de Romero Andrade Lima, exploramos opções inimaginadas e caminhamos rumo a verdades pessoais, intrínsecas e, talvez, negligenciadas. É possível que nem a arte imite a vida, e que nem esta imite aquela, mas que a verdadeira humanidade resida em sua simbiose. E é lá que mora a arte figurativa de Romero de Andrade Lima.
Francisco Cribari Neto
Voltar para DESTAQUES
|