homecontatomapa do site      
ROMERO DE ANDRADE LIMA HOMEARTISTAOBRASEXPOSIÇÃOCONTATO

EXPOSIÇÃO DE ROMERO ANDRADE LIMA

Setembro de 2008
Exposição no Paço Alfândega

Brennandianas


[Galeria de imagens]

Francisco Brennand faz parte do seleto grupo de pintores que inventaram, na primeira metade do século vinte, a arte moderna. Estes artistas tiveram o privilégio de criar o caminho, do olhar, que vale até hoje: abrir mão da trilha acadêmica, romper a linha do desenho clássico apreendido nas escolas, e descobrir o olhar particular, singular, um para cada artista, como um filtro mágico que capacita ao criador da arte o observar o mundo e reinventá-lo com seu traço.

Montanhas, rios, florestas, flores, frutos, pássaros, peixes, tartarugas e panteras, tudo redesenhado com o prazer da criação individual. Assim o fizeram Picasso, Matisse, Leger; este, de quem Brennand recebeu influência direta, ao vivo quando estudou na Europa. De volta ao Brasil, o pintor constatará (como anos antes o fizera Tarsila) que aplicar a liberdade, aprendida lá, sobre o nosso universo aqui, era uma festa. Mamoeiros, cajueiros, tambaquis, tatus, onças, garças e macacos dançam o novo ritmo modernista.

O tempo passa, a linha de um artista se imprime e solidifica e se coletiviza. Novas gerações pegam de um mestre o desenho já estabelecido, introjetado, em estado de design. O traço de um J. Borges, um Samico ou um Brennand tornam-se aptos a se tornarem artes gráficas, moda, cenografia ou referência de releitura dentro do próprio campo das artes plásticas. Nesse caminho vai a exposição “Brennandianas”, composta de vinte e oito quadros do pintor Romero de Andrade Lima.

Partindo principalmente das obras de Francisco Brennand, que Romero via na casa de seu tio Ariano, e prosseguindo pelo acervo exposto na oficina da Várzea, na nova academia e ainda em livros, revistas e jornais, o artista plástico que pertence à geração subseqüente à do mestre, homenageia o grande pintor que tem a honra de nos ligar aos grandes da dita escola de Paris, e o apreciador atento encontrará os traços dessa ligação.

DESTAQUE


EXPOSIÇÃO Montanhas, rios, florestas, flores, frutos, pássaros, peixes, tartarugas e panteras, tudo redesenhado com o prazer da criação individual.

EXPOSIÇÃO no Paço Alfândega. Mostra de pintura cujo o tema é a gente, a paisagem, a fauna e a a flora da cidado do Recife.

EXPOSIÇÃO no Paço Alfândega Homenagem aos 100 anos de Frida Kahlo.

APRESENTAÇÃO por Francisco Cribari Neto "...Sua arte consiste de uma busca incessante da expressão da natureza humana..."

[Mais Destaques]

Romero de Andrade Lima
©2007 Todos os direitos reservados